PT | EN
PT | EN

Tem idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas?

Para aceder a este website deve ter idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com os termos legais do seu país.
OK
Seja responsável. Beba com moderação.
As Vinhas
A Serenada está localizada na parte sul da região vitivinícola da Península de Setúbal.
As vinhas encontram-se a 10 km da bela costa alentejana, beneficiando da influência da brisa atlântica.
A sua localização, a 150 m de altitude, na Serra de Grândola, proporciona a frescura noturna necessária para uma maturação adequada.
A predominância de ferro, xisto e grauvaques nos solos confere aos vinhos uma excelente mineralidade e complexidade.
A Serenada integra duas parcelas de vinha com localizações geográficas distintas que compõem uma área de 7 ha. A parcela mais antiga foi plantada de 1961 a 1971, enquanto a nova foi plantada de 2008 a 2019. Ambas as parcelas são geridas por agricultura sustentável e produção integrada.
Vinha Velha

O field blend plantado em 1961 e 1971 retrata uma magnífica coleção ampelográfica com um precioso portfólio de castas antigas, locais e nacionais, com predominância de variedades tintas. A casta Castelão merece especial realce, sendo a base de todos os vinhos tintos. As vinhas não são irrigadas, o que permite um crescimento controlado da videira, focado no amadurecimento e qualidade da uva em detrimento do crescimento excessivo de folhagem.


Fernão Pires, Arinto, Rabo de Ovelha, Trincadeira das Pratas, Bical e Malvasia Fina.

Castelão, Baga, Camarate, Bastardo e Carignan.

Vinha nova

Desde 2008 foram plantadas mais castas em várias localizações – uma adjacente à vinha velha e outra mais perto do Enoturismo. As videiras são irrigadas apenas durante o estágio inicial do ciclo de crescimento.





Arinto, Verdelho, Viognier, Moscatel e Gouveio.


Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alvarinhão, Alicante Bouschet, Jaen, Cabernet Franc e Merlot.

A Vinificação



Todos os cachos são vindimados manualmente, proporcionando uma oportunidade antecipada para a seleção das uvas. O momento da colheita é baseado no desenvolvimento do sabor das uvas e grainhas e na sua análise laboratorial, onde o foco é ter níveis adequados de taninos e ácidos naturais.
Os vinhos são processados na adega, estrategicamente localizada junto às vinhas. Cada vinho é produzido tendo em conta as castas e localização do talhão, e o estágio escolhido (barrica e / ou aço inoxidável) dependendo do perfil de vinho que se pretende. O caráter artesanal e o espírito boutique são a marca deste projeto familiar.
OS Vinhos
Colheita
Monocasta
Blend
Vinhas Velhas